Eles escrevem códigos focados na funcionalidade e na lógica que faz o aplicativo web que eles trabalham funcionar, e a tecnologia que eles utilizam nunca é vista pelos usuários que acessam a aplicação web. Ele é apenas um conjunto de páginas que, normalmente, informam o usuário sobre alguma coisa, não tendo muito o que complementar por parte da pessoa. Quem está acessando pode o que é desenvolvimento web até interagir, mas em uma menor proporção, bem como não consegue adicionar mais conteúdos no local. A pessoa não tem a possibilidade, por exemplo, de cadastrar informações nos bancos de dados por meio do site, sendo necessária a integração com aplicações web dentro daquela página. O desenvolvimento web no Brasil não é apenas uma tendência, mas uma necessidade crescente.
- Os desenvolvedores full-stack são um híbrido dos dois anteriores, capazes de trabalhar tanto no front-end quanto no back-end de um site ou aplicativo.
- Você configurará as ferramentas necessárias para construir uma página web simples e publicará seu próprio código.
- Profissionais nessa área devem possuir habilidades técnicas sólidas, experiência prática e uma mentalidade de aprendizado contínuo para enfrentar os desafios em constante evolução.
- Agora, aprofundando a explicação sobre o desenvolvimento web, vamos pensar no site, que é o principal exemplo.
Embora muitas vezes seja confundido apenas com a parte visual, o desenvolvimento web é um campo vasto que abrange várias disciplinas e habilidades. O desenvolvedor web é responsável por criar um sites, softwares, banco de dados, aplicativos ou outras plataformas que utilizamos na internet. Entendendo esse princípio básico, fica fácil entender por que esses profissionais são cada vez mais requisitados. JavaScript é uma linguagem da web compatível com todos os principais navegadores (Chrome, Firefox, Safari, IE, etc.). É provável que cada site ou aplicação web que você tenha usado contenha seu código. À medida em que a linguagem evoluiu, os desenvolvedores JavaScript estabeleceram bibliotecas, estruturas e práticas de programação e começaram a usá-la fora dos navegadores web.
Integração entre sistemas
Isso porque é com o HTML (HyperText Markup Language) que você consegue determinar o que, objetivamente, vai ter no seu site. É nele que se cria o texto, mas é também nele que, por exemplo, podemos criar caixas, entradas de texto e mais coisas do tipo. É, portanto, quem dá toda https://tripleten.com.br/ a estrutura geral da página (por mais abstrata e diferente que ela seja, é tudo HTML!). A Inteligência Artificial já está presente em muitas partes na internet, seja no mecanismo de busca do Google, no feed das redes sociais, nos mecanismos de assistência virtual, etc.
Apesar de grande parte do dia a dia ser o desenvolvimento do código, outras atividades também fazem parte dos afazeres de uma pessoa desenvolvedora. Com o aumento do uso de dispositivos móveis, ter um site responsivo é essencial. Isso significa que o layout e conteúdo devem se adaptar a diferentes tamanhos de tela, garantindo uma experiência de navegação satisfatória tanto em computadores quanto em smartphones e tablets. A performance de um site é um fator determinante para a experiência do usuário. Para otimizar a velocidade de carregamento e a eficiência do site, pode-se utilizar ferramentas como o PageSpeed Insights, do Google, e o GTmetrix, que fornecem relatórios detalhados sobre a performance e sugerem melhorias. O versionamento de código é essencial para manter o controle das alterações realizadas ao longo do desenvolvimento.
Quer aprender a programar? 5 passos para você começar!
Como a web funciona mostra o que acontece quando você visualiza um site no seu computador. Folhas de Estilo em Cascata (CSS – Cascading Stylesheets) é o código que você usa para dar estilo ao seu site. Um sistema de agendamento online pode proporcionar uma experiência sem complicações para seus clientes. Seu desafio é levar a Hostinger ao topo dos resultados no Brasil, França e Reino Unido. Eventualmente ela compartilha seu conhecimento no blog e nos tutoriais da Hostinger e no tempo livre ela gosta de explorar lugares novos e viver intencionalmente.
Pode se especializar em front ou back-end, ou até trabalhar diretamente com banco de dados. A área de Desenvolvimento Web foca na construção de sites, softwares, bancos de dados e quaisquer páginas que podemos encontrar e construir na internet hoje, das mais simples até as mais complexas. A outra linguagem de programação primordial no desenvolvimento front-end é o CSS ou Cascading Style Sheets. Essa linguagem funciona como uma folha de estilo, que define a aparência em que as páginas serão apresentadas a partir da leitura da linguagem de marcação (o HTML, por exemplo). Porém, isso não significa que não exista o profissional que domina e transita por ambas as áreas. O profissional de back-end precisa ter um conhecimento muito mais amplo em banco de dados e cibersegurança do que o profissional que se especializa em desenvolvimento front-end, por exemplo.
Deixe um comentário