O que é ROAS?

Você sabe o que é ROAS? É o Retorno sobre o Investimento Publicitário (ou Return on Avertising Spend, em inglês), uma métrica de marketing usada para calcular a eficácia de uma campanha. Essa mensuração permite que a empresa conheça como é o desempenho dos seus anúncios online e como estão contribuindo para o crescimento dos negócios. Assim, é possível analisar as estratégias utilizadas e adaptá-las para que o investimento gere retorno.

COMO FUNCIONA

Não existe um valor que padronize o ROAS como bom ou ruim, já que ele varia de acordo com cada empresa, pois ele é influenciado pela margem de lucro.
Se sua empresa é saudável financeiramente e não depende do retorno de investimento em campanhas online, consegue se manter com um ROAS mais baixo. Se ela depende desses anúncios para gerar lucro, então precisa ter um ROAS alto para continuar com seu negócio.

Mas não se confunda, ele não é a mesma coisa do que o ROI (Retorno sobre o Investimento). O ROAS é uma métrica que mede os investimentos em ações de marketing, já o ROI calcula todos os gastos da empresa, incluindo conta de luz, salário de funcionários, aluguel do estabelecimento e os próprios anúncios de publicidade. Há ainda o ROMI (Retorno sobre o Investimento em Marketing) que calcula todo o investimento no departamento de marketing.

COMO CALCULAR O ROAS

Como já sabemos, esse valor tem um significado que varia com a gestão da empresa. Calcular o ROAS da sua empresa é uma boa estratégia para verificar os anúncios online, quais redes têm um desempenho melhor e quais precisam ser adaptadas, guiando as outras estratégias de marketing.

A forma para esse cálculo é realizada da seguinte forma: o ROAS é o resultado do valor que você recebeu de retorno (receita) dividido por quanto investiu (investimento em publicidade). Para encontrar o percentual, basta multiplicar o ROAS por 100. Lembre-se de que no valor investido também devem ser acrescentados comissões ou qualquer outro gasto que tenha relação com as ações online.

Essa métrica também se relaciona com outros indicadores de investimento, como as taxas de conversão das landing pages, taxas de desistência e geração de leads. Se há uma taxa muito grande de desistência em seu e-commerce, onde pode ser acessado por um anúncio no Facebook ou Google, a receita será menor e, consequentemente, seu ROAS será mais baixo.

Aprendeu a importância de acompanhar o ROAS da sua empresa?
Se tiver alguma dúvida sobre como criar uma boa campanha de anúncios na internet, conte com a nave Axus!

 

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