Os 3 Efeitos que originaram o Marketing 4.0

Já faz algumas décadas que o marketing tem o intuito de aproximar as empresas de seus consumidores de uma maneira mais eficiente, apresentando valores mais humanos e tendo como objetivo o sustentável.

O começo desta busca por aproximação com o cliente foi apelidado de Marketing 3.0, visto que anteriormente da história outros dois tipos de abordagem já haviam sido explorados. Porém, assim como tudo no mundo, as coisas evoluíram e agora, além dessa proximidade cliente-empresa, é preciso dar foco para outros tópicos que antes não existiam. E é assim que nasce o Marketing 4.0.

Tal mudança foi devido a 3 efeitos principais: Google, Redes Sociais e Serviços. Vamos ver o peso de cada um neste salto do marketing.

1º Efeito: Google.

O Google é o centro das buscas de todo o mundo. De informações à produtos e serviços, esta ferramenta tem o poder de te dar qualquer dado que você precise.
E, como já é sabido, entender o que as pessoas buscam na internet é o primeiro passo para o sucesso. Acompanhar palavras-chaves e dúvidas comuns da internet, absorvendo-as e usando-as numa estratégia de SEO é o que vai fazer você se destacar das outras empresas.

Foi partindo deste princípio que se criou a frase “se você não está no Google, você não existe”. Então, trate de trabalhar para manter seu site ou serviço em destaque nesta batalha.

2º Efeito: Redes Sociais.

A conexão à distância de grupos de convivência que antes só podiam se comunicar com eficiência pessoalmente e raramente permitiu a reprodução online das preferências pessoais de cada um, sendo estas expostas e compartilhadas numa escala que antes não podia ser nem imaginada e trazendo mais impulsividade, conectividade e agilidade nos processos online.

Após seu primeiro ‘boom’, as redes sociais permitiram o surgimento de influenciadores digitais, ou seja, pessoas que a partir do meio digital tem o poder de influenciar as pessoas que se identificam com seu trabalho como influenciador, muitos destes sendo usados para impulsionar marcas, produtos e serviços.

Em meio a toda essa competitividade, é comum o foco de seu cliente estar sendo disputado em diversas frentes e isso gerar rápido desinteresse e mudança de foco por parte dele.

O desafio das redes sociais é estabelecer um diálogo e fidelizar a atenção das próximas gerações. O cenário da comunicação em massa foi, com certeza, mudado por este novo jeito de dar e receber informações de seus clientes.

3º Efeito: Serviços.

Novos aplicativos, surgidos com a evolução da internet e tecnologias móveis, estão roubando a cena dos meios tradicionais. Hoje em dia, quase tudo que você quiser tem um aplicativo para te ajudar a achar e receber tal produto ou serviço. Dentre os mais famosos, estão o Netflix, Uber, AirBNB, Spotify, iFood, dentre outros vários.

Ou seja, o Marketing 4.0 vem com a inclusão digital, facilitando o acesso à tecnologia para mais pessoas e tornando o processo de compra mais pessoal, onde a tendência é a cadeia de valor ficar cada vez mais horizontal.

Agora com toda esta informação nas mãos, vamos começar a inserir sua empresa no mundo digital?

Embarque na nave Axus e veja seu negócio decolar!
bit.ly/fale-com-a-axus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *