INBOUND MARKETING – COMO GERAR LEADS DE MANEIRA EFICIENTE

 

No Inbound Marketing o processo de geração de Leads é o início da estratégia. Mas como atrair pessoas e convertê-las em Leads de maneira eficiente? Olha só as dicas de conteúdo que estão por vir!

Entenda o processo:

É possível gerar Leads com táticas de geração de tráfego (SEO, SEM, Anúncios nas redes sociais, troca de autoridade, etc..)  para atrair visitantes e após isso, utilizar de materiais educativos com conteúdos de alto valor para converter esses visitantes em Leads (para ter acesso ao material a pessoa precisará deixar seu contato conforme você definir oque o qualificará como Lead).

Veja abaixo o top 3 conteúdos usados para capturar estes leads:

1. e-Books: Uma das ofertas mais clássicas para geração de Leads, é o tipo de conteúdo que costuma ser mais usado pelas agências. Sua vantagem é que te permite aprofundar no assunto abordado e explorá-lo em um nível que provavelmente não faria em um post no blog ou rede social, por exemplo.

2. Webinars: como este conteúdo usa a voz – as vezes também imagens – os webinars acabam tendo um toque mais pessoal, aproximando mais o potencial cliente da empresa.

3. Templates: estes conteúdos são basicamente modelos prontos para serem usados em qualquer contexto, como planilhas, apresentações ou qualquer coisa que facilite determinado trabalho. Os templates funcionam muito bem para gerar Leads de qualidade por ser algo extremamente prático. Logo, esse tipo de material precisa ser autoexplicativo ou possuir um conteúdo instrucional.

 

Posteriormente, com técnicas como Automação de Marketing utilizando ferramentas capazes de automatizar todo o processo, é feita a gestão e nutrição desses Leads com sequência estratégica de relacionamento que pode variar em diversos canais como: E-mail, Facebook Messenger, WhatsApp, entre outros, para transformá-los em possíveis clientes em um futuro próximo. Mas é claro que este resultado final vai depender de vários fatores, não basta apenas a sua estratégia ser bem definida e executada, a sua comunicação terá que ser sempre persuasiva e agregar boas experiências para o Lead, e para isso você pode utilizar uma estratégia de escrita persuasiva (Copywriting), bem como, a sua proposta de valor deve ser muito bem definida e o produto ou serviço deve realmente trazer uma solução muito eficiente para o possível cliente.

Como premissa, é necessário entender que o principal objetivo do Inbound Marketing é atrair oportunidades de negócio através de conteúdo e relacionamento através dos seus canais online, e isso não se limita a apenas um website. Um erro que muitas empresas cometem é trabalhar somente com um formulário de contato nesta página, quando existem muitas outras oportunidades para converter seu visitante em Lead e estreitar o relacionamento até conseguir transformá-lo em seu cliente.

Quer saber mais e aplicar isto à tua empresa? Conte com a gente!

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